sexta-feira, 21 de setembro de 2012

CATEDRAL DE BRASÍLIA

Catedral de Brasília

Por Giulieny Matos, de Brasília

*Texto em modo preparado para o guia turístico. Utilização oral autorizada.
* Autorizo divulgação escrita desde que  citada a fonte.



Nós estamos na porta da Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida!

Acompanhe-me nesse guia turístico no monumento de Niemeyer mais visitado em Brasília, e que desperta a curiosidade e o interesse dos turistas!

1- Esta catedral foi criada pelo arquiteto Oscar Niemayer no começo de Brasília. Diferentemente do que escutamos por aí, a catedral foi, desde o início, pensada e planejada para ser um templo católico, e por excelência ser uma catequese viva só por apreciá-la.  O presidente JK era católico e deu este terreno como presente para a nova capital do Brasil onde estava nascendo a nova Arquidiocese de Brasília. O ponto mais interessante é que o cliente de Niemayer era Dom Newton, o primeiro bispo de Brasília que agora está enterrado aqui mesmo na cripta. Dom Newton era muito inteligente e suas idéias e sugestões se uniram às de Niemayer que originaram estas formas, já baseado nos documentos e orientações do Concílio do Vaticano II para construções de Igrejas. A Catedral foi inaugurada em 31 de maio de 1970.

2- O desenho da catedral são duas mãos postas em oração par Deus direcionadas ao céu, agradecendo e glorificando Deus por seu imenso amor em nos dar seu único filho Jesus Cristo e nos ter transformado em seus filhos por meio dele. Este formato também se refere à passagem do Evangelho que fala sobre o trigo e o joio. Se você olhar cuidadosamente vai ver que a catedral se transforma sem um feixe de trigo amarrado pelo agricultor, significando todos aqueles que Deus separou para ele.

3- Aqui fora ainda podemos observar quatro sinos. Eles representam o Evangelho anunciado aos quatro cantos da terra.

4- Do lado direito  nós temos três apóstolos em posição diferente deste outro. Bem, estes três representam Mateus, Marcos e  Lucas, e porque narram os mesmos fatos  do Evangelho em palavras diferentes. O apóstolo São João está separado dos demais porque seus escritos são teologicamente mais aprofundados  que dos outros. Como exemplo temos o discurso do Pão da Vida.


5- Vamos agora meditar ao passar por esta grande entrada. Vejam que ela é escura e um pouco longa. Ela representa a vida sem Deus, a vida na escuridão. Ao atravessá-la e nos depararmos com a brilhante claridade da nave central, nós encontramos a luz. Jesus é a luz e a salvação da humanidade.

6- O principal objeto de qualquer Igreja cristã é o altar onde é celebrado o mistério do corpo e sangue de Cristo. Olhem para o altar: ele feito de uma única peça de mármore porque Jesus é a “pedra angular que os arquitetos rejeitaram”, e no tempo da fundação sua da Igreja o próprio Jesus disse a São Pedro: “Pedro, tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” Mt 16,18.  Este altar foi doado pelo Papa Paulo VI.


7- Agora dêem uma olhada nas paredes. O que vocês vêem atrás do altar? Todos podem perceber um ovo? Este ovo representa novos membros sendo gerados pela Mãe Igreja, fazendo novos filhos para Deus Pai. A Igreja tem a missão de gerar novos cristãos para o mundo. A Igreja é o ventre de Deus que gera e forma pessoas para a vida real. Vocês vêem o cordeiro? É Jesus, o cordeiro providenciado por Deus Pai para nos salvar de nossos pecados.


8- A imagem da padroeira Nossa Senhora Aparecida é uma réplica da original que está em Aparecida do Norte (SP), pois o nome desta Catedral é Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida.

9- A cripta. Abaixo do altar central em uma pequena capela no interior da cúpula. Ela representa as tumbas dos cristãos primitivos onde alguns dos cristãos recém convertidos utilizavam para fazerem suas orações porque eles eram perseguidos pelo império romano. Aqui nós temos uma cópia original do Santo Sudário de Roma, na ocasião da ressurreição de Jesus.

10- Aqui nós terminamos nosso turismo religioso e a Catedral está feliz com sua visita. Sejam nossos convidados para apreciar e rezar na Catedral Metropolitana de Brasília. Uma abençoada e santa estadia em Brasília!

Outras informações úteis:
1- Horário das Missas:
Terça a sexta-feira: 12h15min e 18h
Sábados: 17h
Domingo 8h30min, 10h30mim e 18h
2- Tel: 3224 4073
3- Visitação: todos os dias, das 8h às 18h
4- Entrada franca. Proibido entrar de shorts ou trajes inapropriados.

Um comentário:

  1. Amei, vou ser uma guia turistica bem fervorosa . Bjs e obrigada por lembrar desta pessoa aqui.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos