quarta-feira, 27 de abril de 2011

Tá na hora de tirar o peito?

Conseguir amamentar é, em nosso meio atualmente, um ato de amor e heroísmo. Muitas mulheres têm dificuldades em amamentar, é o fato. A melhor coisa que fiz foi o cursinho para gestantes, um pelo posto de saúde e outro no hospital Anchieta, de modo que algumas palestras foram ministradas pelo próprio diretor, espetaculares, aliás! Se eu não tivesse feito o curso dificilmente teria conseguido amamentar, tudo parece certamente um mundo estranho...


Mas enfim... Como é difícil para algumas mães desmamar um filho quando chega a hora! Várias são as razões... comigo a pequena que já tinha um ano e sete meses,  descobriu que ficar pendurada no peito lhe dava uma vantagem de tempo no colo da mãe, frustrando a concorrência com o irmão praticamente do mesmo tamanho. Quando se tem dois filhos pequenos e muito próximos em idade é difícil perceber quando um está obtendo mais atenção que o outro. Meu marido percebeu que um estava tendo mais colo que o outro e eu precisei administrar esse fato, aparentemente, tão simples.


Ao desmame! Primeiro, enfrentar a culpa e seguir em frente. E agora, o que fazer? Os peitos se enchem de leite, muito leite, e como dói. Até a mãe fica louca para oferecê-los e esvaziar as mamas. Depois de várias tentativas frustradas, conversando com outras mães, me sugeriram passar basosa. Ache babosa. Passe babosa. Que ruim a babosa! Segunda tentativa. Pinte o peito com pincel atômico, faça pequenos pontos e diga que está com catapora, "o peito tá dodói!". Estava funcionando muito bem até que, num vacilo, saí do banho com os peitos limpos. "Sarou!!!!!!!!! Oba!!!!!!!!!!" Última tentativa. Passe pasta de dente ao redor do peito. A mais ardida que achar. Tiro e queda.
Boa sorte.
Por Giulieny Matos
de Brasília, em 27/4/2011

2 comentários:

  1. kkkkk...Essa foi boa: o banho que sarou o peito da mamãe!!!
    É engraçado, né?!Amamentar é uma grande benção, mas não é fácil nem de começar e, pelo o que você diz ( e eu acredito!) nem de tirar. Ótima dica da pasta dente...aliás, ótima dica também do curso para gestante. Devo te agradecer muuuuuuuuuito, mas muito mesmo, por que foi uma das primeiras coisas que você me indicou no início da minha gestação. Eu e o meu marido participamos e aprendemos bastante. Quero aproveitar e indicar também a turma do ISHTAR, para quem é de Brasília, vale à pena acompanhar, são reuniões mensais com temas interessantíssimos para quem está pensando em engravidar, para as gravidinhas, para quem já teve o baby ou mesmo para quem simplesmente se interessar pelos assuntos. http://ishtarbrasilia.blogspot.com/

    Mauricéia

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos