terça-feira, 10 de maio de 2011

Não saia escondido para trabalhar!

Não saia escondido para trabalhar. Eu fiz isso três vezes, e foi horrível. Sair escondido é sumir. O filho fica sem chão. Fica sem confiança. O melhor conselho que tive – por isso amo trocar figurinhas! - foi da minha amiga Íria. Coincidentemente cheguei do trabalho e nos encontramos naquele dia. Comentei com ela que eu estava muito triste e havia até chorado porque a babá disse que meu pequenino engatinhou a casa inteira me procurando. Engatinhou todo o corredor, vistoriou cômodo por cômodo atrás de sua preciosa e amada mãe.

Desde aquele dia nunca mais fiz isso. E, como me foi ensinado, passo para vocês, leitoras amadas. Sempre leve seus filhos até a porta com você. Abaixe, despeça-se deles com amor. Diga que vai trabalhar – ou o que vai fazer – e que vai voltar. Vale dar muitos beijos, abençoar, rezar. Dê tchau e saia. Evitar o choro filho? O choro vai acontecer... por amor!!! Mas eles vão se acostumar... e quando você sair e derem a você apenas tchau - e não chorarem, tenho certeza de quem vai chorar é você! Daí aguenta o tranco, vida de mãe é assim!

Para conseguir colocar em prática esse ritual precisei incrementá- lo. Até hoje acordamos todos juntos, tomamos café juntos.
Café da manhã em família. E eles me levam até a porta. Esta mesma rotina é feita quando saio para trabalhar, para ir para o coral, ou para simplesmente ir pagar uma conta.
A volta se dá do mesmo modo. Eu bato na porta com meu barulho especial. Eles já sabem que sou eu, ou é o pai. É maravilhoso ser acolhida em sua própria casa por uma comitiva de recepção tão cheia de amor. Muitos abraços. Muitos beijos, muitas saudades, muitas cobranças! Experimente esta rotina em sua casa.
Até os amiguinhos, quando estão brincando com eles,
vêm com carinho me receber!
Por Giulieny Matos
De Brasília, em 10/5/2011

Veja também o post http://giulienymatos.blogspot.com/2011/05/de-volta-ao-trabalho.html

2 comentários:

  1. Que excelente idéia!!!
    Fiquei imaginando a cena...
    Com certeza vamos aplicar com o pequeno José. Sua dicas são preciosíssimas, amiga!
    Bjs,bjs!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos